A Inteligência Artificial está transformando a forma como a ciência é comunicada, prometendo mais rapidez e acessibilidade. Mas qual o impacto na confiança do público?
A IA oferece ferramentas poderosas para várias áreas, incluindo a comunicação científica, mas seu uso deve ser cuidadosamente balanceado com transparência, ética e supervisão humana para não destruir a confiança do público, que é essencial para o avanço e aceitação da ciência.
As pessoas confiam em pessoas, não em empresas, para entender tópicos complexos. Se comunicar de forma eficaz depende da confiança entre o comunicador e o público, e, para construir essa confiança você precisa de muito tempo e conhecimento, mas para perdê-la, algumas poucas publicações incorretas já são suficientes.
Este ensaio mergulha fundo nessa questão, jogando luz à assuntos como:
- Analisa os riscos de usar IA sem transparência e curadoria humana.
- Discute como a tecnologia pode afastar o público ao invés de aproximá-lo.
- Explora estratégias para usar a IA de forma ética e responsável, sem perder o elemento humano essencial.
Quer entender melhor os desafios e as soluções para navegar nesta nova era da comunicação científica? Leia o texto (em inglês).
O artigo intitulado “Interpersonal trust in the era of scientific communication with artificial intelligence – an essay“, foi publicado em um servidor de pré-prints da IEEE, está disponível para leitura completa neste link.
Para citações, utilize:
Diego Nogare, Ismar Frango Silveira. Interpersonal trust in the era of scientific communication with artificial intelligence – an essay. TechRxiv. February 11, 2025.
DOI: 10.36227/techrxiv.173929431.19545867/v1